Claro que não é uma tarefa fácil, por isso eu aconselho a todos que passam por algum tipo de situação desconfortável ou constrangedora, brincadeiras de mal gosto ou piada, tentar se motivar a uma mudança de vida.
A principal razão para um obeso querer mudar sua rotina, sem sombra de dúvidas, é a sua saúde. Em seguida vem o desejo de sentir-se bem consigo mesmo ao olhar para o espelho, tirar uma foto ou comprar uma peça de roupa e finalmente a chamada "gordofobia", que na verdade é o modo como algumas pessoas chamam a rejeição ou aversão que alguns tem por obesos, mas isso pode e deve se tornar mais um fator motivacional na luta com a balança;
Leia algumas situações abaixo e veja se lhe soa familiar?
Espaços apertados em ônibus, aviões, cinemas, teatros e é nítido que as outras pessoas definitivamente não curtem sentar ao lado de um gordo, fazem isso apenas se não tiver outro jeito jeito, em ultimo caso.
Existem as temidas cadeiras plásticas de alguns estabelecimentos e buffet's de festas, que para não quebrar, ficamos imóveis, prendemos a respiração para evitar qualquer problema ou colocamos uma sobre a outra para reforçar. Alguns de nós que possuem o quadril um pouco maior, ainda tem dificuldade para sentar nas cadeiras com encosto, pois a bunda nem sempre cabe direito.
Toilettes minúsculos de alguns apartamentos de amigos e parentes, nos deixam em situações um pouco chatas na hora do banho e até quando vamos as necessidades (1 e 2), um sofrimento.
Roupas então, o que dizer da dificuldade de encontrar um lugar que venda roupas (bonitas) para gordinhos. Camisa para magro vem com estampas muito loucas, cores variadas, modelos irados, desenhos arrojados... Já as camisas para gordinhos são lisas ou são listradas apenas, com no máximo 4 cores (preto, branco, cinza ou azul marinho).
É uma dificuldade em encontrar roupas XGGGGGG..., e quando encontra uma loja de roupas para "gordinhos" o preço daria para comprar uma dúzia de roupas para magros.
E os momentos felizes de selfie da galera nas festas, nas escolas ou na praia? A mulherada detesta principalmente quando mulher magra do lado.
Quando vai tirar uma foto, já corre atrás da galera para aparecer só a cabeça (por que será?), Foto na praia ou na piscina então, só se for do rosto (tipo selfie), aliás foto de perfil nas redes sociais, só se for de rosto mesmo ou no máximo do peito pra cima (principalmente as mulheres) e claro que não podem faltar as fotos editadas com vários efeitos e tons de sépia, ou distorções para disfarçar o rostinho arrendondado.
Estas são apenas algumas das situações pelas quais temos que passar, quando decidimos aceitar o sedentarismo ou a alimentação desregrada em nossa vida.
Embora seja cômico em alguns momento, acredito que são poucos que não se incomodam com tudo isso. Pode até dizer que não se importa, que já se acostumou, que o importante é não passar vontade ou que prefere morrer de barriga cheia, mas nós sabemos que isso não é uma verdade, no fundo todos nós gostaríamos sim de não ter estas dificuldades e por isso mais uma vez eu convido a você amigo(a) leitor que tem estas dificuldades a lutarmos e vencermos juntos este desafio, usando as GORDOFOBIAS da vida a nosso favor, como motivação, afinal de contas, amor próprio e autoconfiança nunca fez mal a ninguém!
Um forte abraço
Renato Emanuel