Antes de tudo, quero deixar bem claro que este blog não tem a finalidade de orientar o que você deve ou não fazer para perder peso. Vou sim compartilhar com vocês minha luta contra a obesidade até atingir o meu objetivo, além de claro repassar as orientações naturais sobre boa alimentação, curiosidades sobre alguns alimentos, talvez possamos sugerir alguns produtos, mas nada que seja considerado apologia ao regime por conta própria.
Afirmo que a primeira coisa que uma pessoa que luta contra o peso deve fazer é buscar acompanhamento de um profissional (endocrinologista e/ou nutricionista). Também não recomendo e não curto algumas dietas malucas fazem por aí (DETOX de urina de unicórnio do himalaia ou DETOX de raspas de chifre de Mamute do Nepal), nada contra algumas receitas que existem por aí, mas eu não curto.
Eu particularmente prefiro algo que eu goste, afinal, já não basta ter que nos privar das gordices que gostamos de comer, ainda temos que começar a comer e beber coisas que detestamos... aí não dá, né? Mas claro, isso é uma opinião pessoal MINHA!
Pois bem, FOME OU VONTADE DE COMER?
Já tentei por diversas vezes fazer dietas mas até então, nenhuma foi bem sucedida. Lembro-me que fazia loucuras, quase uma greve de fome por dois meses esperando perder 3 a 4 Kg e quando pesava, havia perdido apenas algumas gramas, o que me deixava Irado, frustrado, decepcionado e eu fazia o que??? Voltava a comer e muito (DE RAIVA) ou usava a raiva como desculpa para voltar a comer.
As dietas nunca não fáceis para quem gosta de comer muito e errado, pois os alimentos que PRECISAMOS comer geralmente não são os alimentos que QUEREMOS comer. Nos primeiros dias a sensação que temos é que aquela comida saudável não sacia, ainda temos fome... mas será????
Geralmente pessoas que se entupiam de pizzas, pasteis, gorduras, frituras, refrigerantes, lanches sofrem mais com essa sensação quando decidem fazer alguma dieta. Parece que folhas, frutas e sucos não são suficientes e a mensagem que sua mente acha receber do seu corpo é esta... "VOCÊ AINDA ESTÁ COM FOME"
Este talvez seja o momento mais importante de toda dieta, a decisão de aceitar sua mente gorda te manipular ou se manter firme e acreditar que o seu corpo recebeu o que PRECISAVA.
Minhas dietas fracassadas era cheias destes momentos, onde eu dava ouvidos a minha mente gorda e fugia da dieta (muitas vezes escondido) até comer algo que me desse prazer mas esperava que no final do mês, pudesse enganar a mim mesmo achando que teria perdido peso, quando na verdade nada havia mudado, e seguia com o teatro de regime que vivia na frente das pessoas.
Não há segredo, na verdade o que precisa haver é a luta constante, a superação, a vontade de vencer a luta contra a obesidade, entender que só haverá vitória se houver esforço e nesse caso a vitória começa não ouvindo a sua mente gorda insistindo que você sinta fome depois de comer um lanche natural, ou um suco natural, ou aquelas poucas colheres de arroz com feijão e um pedaço pequeno de carne grelhada, assada ou cozida.
Você precisa confiar de que apesar da sua mente não dizer o que você PRECISA, ela está apenas usando o que você QUER contra você mesmo. Não fique bravo com sua mente gorda, ela não faz isso por maldade, ela só faz o que você mesmo a ensinou por anos. Agora é você que precisa reeduca-la.
Sua mente precisa primeiramente aprender que nem tudo o que você QUER é o que você PRECISA e aos poucos ela vai se acostumando e seu corpo vai respondendo.
As respostas iniciais são maravilhosas: o cinto que pulou um furo a mais, a disposição quando seu corpo é exigido em uma determinada atividade, aquela camisa ou short, ou calça que não servia, já dá sinais de que você voltará a usa-la e principalmente, a balança passará de inimiga mortal, a melhor companheira.
Lembre-se, nem sempre o que você quer é o que você precisa. Não deixe sua mente enganar você, mas cabe a você reeducá-la.
Forte abraço
Renato Emanuel