Tradutor

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pesar ou não pesar, eis a questão!

Muitos dizem que você não deve pesar para que o resultado não te desanime!
Se você é uma pessoa extremamente ansiosa ou impaciente, talvez seja melhor mesmo evitar a balança durante a dieta, ao menos no inicio.
Mas particularmente, digo por experiencia própria, foi a pesagem que me motivou nas primeiras semanas. Comprei uma balança com capacidade para até 180 Kg pois eu cheguei a pesar 160 Kg.
Após voltar do endócrino no dia da primeira consulta, eu estava com 157,8 Kg. E a cada semana foi diminuindo (154,8/ 153,5/ 152,3/ 151,2)
Pesagens nas três primeiras semanas após inicio da dieta

Hoje na quarta semana de dieta estou com 150,3Kg. Isso é muito animador.
Pesagem na quarta semana (praticamente 7 Kg a menos)
Teve um final de semana que decidi fazer uma lasanha pequena apenas com massa e queijo, comi um pedaço médio e no Sábado e outro no Domingo... pesei nos dois dias seguintes e vi que o meu peso tinha subido um pouco, então percebi que ela poderia ser minha aliada dizendo se eu estava me portando bem ou não durante a dieta.
Utilize a balança a seu favor, mas não fique criando expectativas absurdas em sua cabeça, afinal cada um tem um metabolismo diferente. Eu tenho facilidade para perder peso neste inicio porque tenho obesidade mórbida, já uma pessoa que possui apenas com alguns quilinhos a mais, provavelmente o corpo responderá de outra forma.
O que você precisa ter além de determinação é paciência.
Não tenha pressa, mas tenha um objetivo e mantenha o foco... acredite, vale muito a pena!

Grande abraço

Renato Emanuel

Fome ou vontade de comer???

Antes de tudo, quero deixar bem claro que este blog não tem a finalidade de orientar o que você deve ou não fazer para perder peso. Vou sim compartilhar com vocês minha luta contra a obesidade até atingir o meu objetivo, além de claro repassar as orientações naturais sobre boa alimentação, curiosidades sobre alguns alimentos, talvez possamos sugerir alguns produtos, mas nada que seja considerado apologia ao regime por conta própria.
Afirmo que a primeira coisa que uma pessoa que luta contra o peso deve fazer é buscar acompanhamento de um profissional (endocrinologista e/ou nutricionista). Também não recomendo e não curto algumas dietas malucas fazem por aí (DETOX de urina de unicórnio do himalaia ou DETOX de raspas de chifre de Mamute do Nepal), nada contra algumas receitas que existem por aí, mas eu não curto.
Eu particularmente prefiro algo que eu goste, afinal, já não basta ter que nos privar das gordices que gostamos de comer, ainda temos que começar a comer e beber coisas que detestamos... aí não dá, né? Mas claro, isso é uma opinião pessoal MINHA!
Pois bem, FOME OU VONTADE DE COMER?
Já tentei por diversas vezes fazer dietas mas até então, nenhuma foi bem sucedida. Lembro-me que fazia loucuras, quase uma greve de fome por dois meses esperando perder 3 a 4 Kg e quando pesava, havia perdido apenas algumas gramas,  o que me deixava Irado, frustrado, decepcionado e eu fazia o que??? Voltava a comer e muito (DE RAIVA) ou usava a raiva como desculpa para voltar a comer.
As dietas nunca não fáceis para quem gosta de comer muito e errado, pois os alimentos que PRECISAMOS comer geralmente não são os alimentos que QUEREMOS comer. Nos primeiros dias a sensação que temos é que aquela comida saudável não sacia, ainda temos fome... mas será????
Geralmente pessoas que se entupiam de pizzas, pasteis, gorduras, frituras, refrigerantes, lanches sofrem mais com essa sensação quando decidem fazer alguma dieta. Parece que folhas, frutas e sucos não são suficientes e a mensagem que sua mente acha receber do seu corpo é esta... "VOCÊ AINDA ESTÁ COM FOME"
Este talvez seja o momento mais importante de toda dieta, a decisão de aceitar sua mente gorda te manipular ou se manter firme e acreditar que o seu corpo recebeu o que PRECISAVA.
Minhas dietas fracassadas era cheias destes momentos, onde eu dava ouvidos a minha mente gorda e fugia da dieta (muitas vezes escondido) até comer algo que me desse prazer mas esperava que no final do mês, pudesse enganar a mim mesmo achando que teria perdido peso, quando na verdade nada havia mudado, e seguia com o teatro de regime que vivia na frente das pessoas.
Não há segredo, na verdade o que precisa haver é a luta constante, a superação, a vontade de vencer a luta contra a obesidade, entender que só haverá vitória se houver esforço e nesse caso a vitória começa não ouvindo a sua mente gorda insistindo que você sinta fome depois de comer um lanche natural, ou um suco natural, ou aquelas poucas colheres de arroz com feijão e um pedaço pequeno de carne grelhada, assada ou cozida.
Você precisa confiar de que apesar da sua mente não dizer o que você PRECISA, ela está apenas usando o que você QUER contra você mesmo. Não fique bravo com sua mente gorda, ela não faz isso por maldade, ela só faz o que você mesmo a ensinou por anos. Agora é você que precisa reeduca-la.
Sua mente precisa primeiramente aprender que nem tudo o que você QUER é o que você PRECISA e aos poucos ela vai se acostumando e seu corpo vai respondendo.
As respostas iniciais são maravilhosas: o cinto que pulou um furo a mais, a disposição quando seu corpo é exigido em uma determinada atividade, aquela camisa ou short, ou calça que não servia, já dá sinais de que você voltará a usa-la e principalmente, a balança passará de inimiga mortal, a melhor companheira.
Lembre-se, nem sempre o que você quer é o que você precisa. Não deixe sua mente enganar você, mas cabe a você reeducá-la.

Forte abraço

Renato Emanuel

Parei por quê?

"Decidi, PAREI COM COCA"
No início foi apenas uma frase besta de um gordo chateado com a balança, com a dificuldade em encontrar roupas, limitação fisica entre outros problemas.
Não se deixe influenciar pelo nome do blog, afinal este não é um blog contra a marca Coca-Cola, não pretendo ficar levantando teorias da conspiração contra a marca, nem ficar sugerindo que a Coca desentope ralo ou corrói ossos, até porque refrigerante de modo geral não faz bem, e tem alguns que além de não fazer bem, são ruins, com comerciais ridículos, musiquinhas ridículas que ficam na martelando na cabeça, igual as musicas idiotas nos carros de som das eleições, um porre né Dolly???
A Coca na verdade é apenas um símbolo de uma decisão tomada a pouco menos de um mês.
O refrigerante e eu tivemos um caso de "amor" que já perdurava por três décadas e parecia ser amor eterno... Não foi!
Namoro com a Coca começou cedo (foto de 1983)
Quando digo parei com Coca, quero dizer que decidi mudar de vida, mudei para o meu próprio bem.
Neste blog vou compartilhar algumas experiências vividas enquanto eu atingia meus generosos 160Kg mas principalmente a minha luta contra a balança que começou a três semanas sob a orientação de um Endócrino de minha cidade (São José dos Campos).
Sabendo de minha decisão, alguns amigos qual dividíamos Pizzas, Cocas e outras gordices mais, também decidiram entrar nesse desafio e estarão nos post's deste blog.
Se você está lutando contra a balança, ou já venceu a obesidade, se conhece alguém que gostaria e precisaria perder peso, então sinta-se convidado a acompanhar o nosso blog PAREI COM COCA.
Vamos dividir experiências, dicas de saúde, alimentação, causos de gordices, para que possamos em breve celebrar a minha e a sua vitória pessoal contra a obesidade.
Conto com você.

Renato Emanuel